quinta-feira, 31 de março de 2011

Índice !

  1. Introdução
  2. Agricultura
  3. Tipos de agricultura no mundo
  4. Agricultura quanto a...
  5. Agricultura biológica
  6. Influencia da agricultura na economia
  7. Agricultura no futuro
  8. Bibliografia
  9. Conclusão

Introdução

Com este trabalho espero aprender muito sobre a agricultura, os seus tipos, as vantagens e desvantagens, como será no futuro, e a sua influencia no futuro, espero aprender bastante.

Agricultura !

A agricultura é a área responsável pela produção de alimentos, incluindo o cultivo de plantas e criação de gados. 

Os principais factores que podem atrapalhar a produção agrícola são: 
  • Terra;
  • Trabalho;
  • Renda.
Cada um desses factores tem a sua importância relacionada com o desenvolvimento econômico do país, como por exemplo, o aumento da produção depende 100% da terra. 

Existe também a agricultura tradicional, que é aquela onde há uma relação entre a terra e o trabalho, porém a terra é responsável por mais de 80% do investimento económico. 
A renda é muito importante para a produção, pois a agropecuária é dependente de equipamentos mais requintados, e para isso é necessário que se façam grandes investimentos. 
Para que a agricultura passasse a ter uma produção maior, o homem criou um conjunto de técnicas.

Tipos de agricultura no mundo

Tipos de agricultura no mundo



Agricultura quanto a...

A  agricultura quanto a zona podemos dividi la em duas partes:

  • Zona temperada: tem uma agricultura parecida com a da Europa seu cultivo é realizado de 3 em 3 anos.
  • Zona tropical: o cultivo nesta zona acontece junto com as queimadas, o solo não é fértil. Nela não há grande produtividade, por obter uma densidade rural muito baixa. 
Quanto a produção:
  • Agricultura de subsistência: é quando o produtor consome o que ele mesmo plantou.
  • Agricultura comercial: tudo o que é produzido depois é comercializado.
  •  Agricultura especulativa: tudo o que é produzido é arrumado para ser exportado. 
  • -Agricultura colectivista: a produção dela é de acordo com a necessidade do país onde ela é produzida. 
  •  Agricultura científica: é a agricultura mais moderna, nela podemos encontrar tractoressemeadores e colheitadeiras. Ela é encontrada nos países desenvolvidos.

Agricultura biológica !

Simplificando, a agricultura biológica é um sistema agrícola que procura fornecer-lhe a si, consumidor, alimentos frescos, saborosos e autênticos e ao mesmo tempo respeitar os ciclos de vida naturais.






Vantagens da Agricultura Biológica
  • São mais benéficos para a saúde;
  • Provêm de um método de cultivo mais amigo do ambiente;
  • Na sua produção houve controle e certificação;
  • Contribui-se para uma sociedade mais justa e económica;
  • Não são usados OGM(1) na sua produção;
  • Os alimentos são mais saborosos;
  • O método de produção respeita o bem-estar animal;
  • São produtos que não contém aditivos prejudiciais;
  • A sua produção dignifica o agricultor e o meio, é dada prioridade às variedades regionais na produção;
  • A longo prazo é a única forma de deixarmos uma herança de orgulho às gerações vindouras.
Desvantagens
  • São mais caros que os produtos normais.
  • Existem poucos locais de venda, é preciso andar km para encontrar uma loja!
  • É raro encontrar um restaurante que confeccione refeições apenas com estes produtos.



(1)OGM Organismos Geneticamente Modificados 

Influencia da agricultura na economia !

A economia da agricultura é uma das mais antigas e mais bem estabelecidas áreas da economia. É o estudo das forças econômicas que afetam o setor agrícola e o impacto do setor agrícola no resto da economia. É uma área da economia que, graças à necessidade de se aplicar a teoria microeconômica a situações complexas do mundo real, tem contribuído com avanços importantes de aplicação, 
Mas a agricultura nos dias actuais pode ser vista por várias óticas.
Pela ótica conservadora, a agricultura obedece ao conceitos simplista. Este conceito é necessário para entender o funcionamento de cada fase do mecanismo cíclico agrícola, que vai desde o preparo do terreno até a comercialização dos produtos propriamente ditos, e destes retornando em forma de investimento monetário para a expansão ou manutenção dos meios de produção.
Já pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração, tais como: o valor da fertilidade do solo, o tempo de produção, os aspectos culturais que envolvem os actores inseridos dentro do sistema de produção, entre outros.
Neste contexto surge o conceito de agro-ecossistema(1). O patenteamento(2) de sementes , a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes epesticidas (herbicidasinsecticidas e fungicida), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats. com a consequente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), têm criado um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção como a agricultura orgânica e a permacultura(3)

Mas por outro ponto de vista a agricultura contemporânea é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção.


Com máquinas potentes, e usufruindo de inovações tecnológicas, boa parte dos trabalhadores tiveram seus postos de trabalho realocados, ou seja, deixaram de empregar sua força de trabalho diretamente no trato da terra, e agora exercem outras funções, tais como operar máquinas agrícolas, consertá-las e gerir a propriedade.


Uma das maiores conquistas da agricultura contemporânea foi a invenção dos transgénicos(4), que permitem aumentar a produção, diminuir os custos, facilitar o manuseio ou então produzir adealimentos com melhores qualidades





(1)Agroecossistema é um ecossistema com presença de pelo menos uma população agrícola diferindo fundamentalmente dos ecossistemas naturais por ser regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito.


(2)Patenteamento, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. 


(3)Permacultura é um método para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilasaldeias e comunidadesambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.


(4)Transgénicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Ou seja São alimentos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insectos, fungos, vírus, bactérias,...) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água.Deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos diminui imensamente com o uso dos transgênicos,



Agricultura no futuro !

A actividade agrícola possui características específicas relacionadas a fatores adversos como: clima, perecibilidade dos produtos,  ciclo da cultura, doenças e pragas, fazendo da agricultura uma actividade com vários riscos. 
 A incerteza quanto aos preços futuros é uma das maiores causas de ineficiência dos negócios, já que os preços são vitais para a determinação das rendas das pessoas e do factura das empresas. Na ausência de fixação dos preços pelos mercados futuros, as pessoas e as empresas têm que procurar alternativas mais custosas – como os contratos a termo – ou mesmo correr os riscos da imprevisibilidade dos preços.

Segundo o estudo a maior parte dos alimentos vem, atualmente, de cereais, legumes e oleaginosas, plantas que precisam ser renovadas anualmente a partir de sementes e irrigação, usando métodos de cultivo com recursos intensivos e ocupando cerca de 80% das terras agrícolas do planeta.
Os métodos de cultivo provocam a degradação do meio ambiente o que tende a se agravar com o aumento da população mundial. Por esta razão, os pesquisadores estão preocupados em desenvolver sistemas de cultivo de grãos que funcionem como os ecossistemas naturais, buscando transformar as plantas geradoras de grãos em plantas perenes que possam viver por muitos anos.
Apesar de remota a idéia já apresenta avanços significativos. Antes de os seres humanos impulsionarem a abundância de plantas anuais por meio da domesticação e agricultura, diversas plantas perenes(1) dominavam quase todo o planeta.

 Na América do Norte, por exemplo, mais de 85% das plantas nativas são perenes. Veja detalhes do estudo:
• Com suas raízes ocupando níveis diferentes do solo, diversos tipos de plantas podem dividir o mesmo campo;
• As raízes competitivas desencorajam as ervas daninhas, diminuindo o consumo de herbicidas;
• As raízes capturam e usam mais água da chuva;
• As raízes que atingem dois metros ou mais de profundidade liberam carboidratos ricos em carbono no solo, alimentando organismos que criam e gerenciam outros nutrientes
• Com plantas perenes não há necessidade do uso de máquinas para lavrar a terra, fertilizar, plantar e aplicar herbicidas, não havendo, portanto, gasto de combustíveis fósseis e geração de dióxido de carbono.

(1)Plantas perenes (do latim per, "por", annus, "anos") é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de doisanos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Não caem as folhas, as folhas persistem. Exemplos: sobreiroazinheirahibisco, ou papoula

Bibliografia

http://www.slideshare.net/mekie/tipos-de-agricultura-no-mundo
http://www.colegioweb.com.br/geografia-infantil/os-tipos-de-agricultura.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_tradicional
http://agribio.blogs.sapo.pt/690.html

Conclusão

Com este trabalho eu conclui que não há só um tipo de agricultura, antes eu pensava que agricultura era igual em todos os lugares, não tinham distinção, mas depois de ter elaborado esse trabalho vejo que há vários tipos de agricultura, e que a agricultura influencia muito a economia do pais. Aprendi muito com esse trabalho