quinta-feira, 31 de março de 2011

Influencia da agricultura na economia !

A economia da agricultura é uma das mais antigas e mais bem estabelecidas áreas da economia. É o estudo das forças econômicas que afetam o setor agrícola e o impacto do setor agrícola no resto da economia. É uma área da economia que, graças à necessidade de se aplicar a teoria microeconômica a situações complexas do mundo real, tem contribuído com avanços importantes de aplicação, 
Mas a agricultura nos dias actuais pode ser vista por várias óticas.
Pela ótica conservadora, a agricultura obedece ao conceitos simplista. Este conceito é necessário para entender o funcionamento de cada fase do mecanismo cíclico agrícola, que vai desde o preparo do terreno até a comercialização dos produtos propriamente ditos, e destes retornando em forma de investimento monetário para a expansão ou manutenção dos meios de produção.
Já pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração, tais como: o valor da fertilidade do solo, o tempo de produção, os aspectos culturais que envolvem os actores inseridos dentro do sistema de produção, entre outros.
Neste contexto surge o conceito de agro-ecossistema(1). O patenteamento(2) de sementes , a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes epesticidas (herbicidasinsecticidas e fungicida), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats. com a consequente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), têm criado um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção como a agricultura orgânica e a permacultura(3)

Mas por outro ponto de vista a agricultura contemporânea é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção.


Com máquinas potentes, e usufruindo de inovações tecnológicas, boa parte dos trabalhadores tiveram seus postos de trabalho realocados, ou seja, deixaram de empregar sua força de trabalho diretamente no trato da terra, e agora exercem outras funções, tais como operar máquinas agrícolas, consertá-las e gerir a propriedade.


Uma das maiores conquistas da agricultura contemporânea foi a invenção dos transgénicos(4), que permitem aumentar a produção, diminuir os custos, facilitar o manuseio ou então produzir adealimentos com melhores qualidades





(1)Agroecossistema é um ecossistema com presença de pelo menos uma população agrícola diferindo fundamentalmente dos ecossistemas naturais por ser regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito.


(2)Patenteamento, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. 


(3)Permacultura é um método para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilasaldeias e comunidadesambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.


(4)Transgénicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Ou seja São alimentos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insectos, fungos, vírus, bactérias,...) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água.Deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos diminui imensamente com o uso dos transgênicos,



Sem comentários:

Enviar um comentário